Pensar antes de agir não parece fácil e comum para todo mundo. Para os impulsivos, que agem sem pensar e ponderar as consequências das palavras e ações, o “pensar antes” não existe.
No geral, os atos impulsivos são seguidos de arrependimento e sentimento de culpa. Se você tem dificuldade de controlar suas palavras e ações, é importante mudar o próprio comportamento e não permitir que ele atrapalhe o seu dia a dia ou comprometa sua relação com as pessoas.
Ao identificar um comportamento impulsivo não se culpe e não alimente percepções negativas sobre você.
Dicas:
Acredite em você: você é responsável por controlar seu temperamento e atitudes. Falar e agir sem sofrer e causar dano só depende de você. Acredite no poder na mudança.
Seja seu próprio vigilante: Compreender o que te tira do eixo é a melhor forma de ficar de alerta. Preste atenção no que causa incomodo.
Pratique diariamente: Não desista na primeira resposta “torta”. O esforço para manter o controle é diário. Seja persistentes, porque as mudanças não acontecem do dia para a noite.
Pense antes de agir: Não fazer escolhas de imediato e, consequentemente, pensar antes de agir é a melhor forma de começar a exercitar a mudança. Principalmente, diante de situações que o incomodam, é importante estabelecer uma linha de raciocínio e e não fazer escolhas de imediato.
Procure ajuda: Para alguns, pensar antes de agir é uma tarefa mais difícil do que parece. Se você tiver dificuldade, procure um psicólogo.